Qual bateria é apropriada para o seu carro? Aprenda a escolher

28/01/2019

Para os entendedores de carro, sabemos que a bateria é o seu coração. A bateria dos automóveis nada mais é do que um acumulador de energia, a bateria acumula energia para o uso dos sistemas do carro como o arranque, iluminação, motor e etc. A bateria precisa ser eficaz de ser recarregada e estar preparada para sustentar a partida do carro quando for solicitada.

É muito importante analisar que cada modelo de veículo tem a sua bateria específica. Para saber qual é a bateria mais apropriada para o seu automóvel, o motorista deve buscar no manual do veículo as características elétricas e os parâmetros do componente.

As proporções da bateria devem ser levadas em conta, mesmo com as amperagens similares, os componentes podem ter tamanhos diferentes. Outra dica é averiguar o selo do Inmetro

A constatação de baterias automotivas é obrigatória no Brasil, baterias fabricadas e importadas por aqui, não podem ser comercializadas sem a aprovação do órgão. Escolhendo uma bateria certificada, o consumidor tem a precaução de que o componente possui a mesma qualidade e vida útil do que a instalada na fábrica.

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Os critérios da bateria vêm descritas no rótulo. Eles são nomeados por meio de siglas, cada sigla tem um significado específico.

Entenda o significado de cada sigla

  • Ah – Ampère/hora – medida da capacidade de armazenamento elétrico que a bateria é capaz de proporcionar;

  • CCA – Corrente de arranque a frio – indica a corrente máxima que o componente pode fornecer na partida.

  • CA – Corrente de arranque – mede a corrente da bateria à temperatura de 25 ºC. O teste ainda não possui regulamentação, mas consta em algumas baterias do mercado brasileiro.

  • RC – Reserva de capacidade – determina o tempo (em minutos) que o produto plenamente carregado pode fornecer 25 ampères até uma tensão final de 10,5 Volts.

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Bateria com amperagem superior e inferior

Uma bateria com a amperagem inferior à original, pode causar problemas na hora de dar a partida, isto acontece quando o automóvel é dimensionado para uma amperagem maior da que foi instalada, trazendo problemas graves para o carro, principalmente em dias frios onde a ignição é a mais afetada pela baixa temperatura.

E quando a amperagem é muito superior da capacidade do alternador de recarregar, o motorista terá dificuldades em repor a carga ou até mesmo mantê-la.

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