Jeep: 76 anos de história e tradição

22/11/2018
Jeep: 76 anos de história e tradição

Ultrapassando todas as barreiras, a Jeep hoje é mais que uma marca, é sinônimo de uma categoria e representa o estilo de vida aventureiro presente no mundo todo. Quer saber como chegamos a esse patamar? Conheça abaixo a história da Jeep.

Origem

O primeiro Jeep nasceu para servir na segunda guerra mundial. Foi fabricado a pedido do governo dos Estados Unidos, que buscava um veículo leve com tração nas quatro rodas, capacidade para três soldados e uma metralhadora. A então fabricante do Jeep, a americana Willys Overland, produziu mais de 600 mil unidades durante a guerra.

Ao final do conflito, o comandante das Forças Armadas, general Dwight Eisenhower declarou que o veículo foi uma das quatro ferramentas fundamentais para a vitória, junto com a bazuca, a bomba atômica e o avião de transporte C-47.

Jeep Willys MB.jpeg

Anos 1940

Findada a guerra, em 1945 chega ao mercado o primeiro Jeep civil, o modelo CJ-2A. Ele é apresentado com a clássica grade frontal com sete aberturas. Na época, era indicado para uso rural e industrial, podendo ser equipado com assentos extras e ser utilizado para diversos fins.

No ano seguinte,surge o Station Wagon, o primeiro utilitário da marca para toda a família. O modelo foi desenvolvido nos Estados Unidos produzido sob licença em diversos países, entre eles o Brasil, onde deu origem à Willys Rural.

Anos 1950

A geração pós-guerra busca um estilo de vida mais jovial e dinâmico. E a Jeep acompanha essa tendência, lançando, em 1954, o CJ-5, o mais duradouro de todos os Jeeps civis e um dos veículos mais populares do planeta.

Jeep CJ-5.jpeg

Em 1957, a Jeep inicia a produção industrial no Brasil. Impulsionada por um ambicioso plano industrial que incentivava a nacionalização da produção de veículos no país, a fabricante instalou-se em São Bernardo do Campo (SP), na fábrica da Willys Overland do Brasil, onde já eram montados os veículos importados desde 1954.

Anos 1960

O primeiro 4x4 de luxo do mundo chega ao mercado automotivo em 1962. O Jeep Wagoneer nasce com conceito de utilitário esportivo, com diversos avanços para a época, como direção hidráulica, transmissão automática, ar-condicionado e suspensão independente. Foi produzido até 1991, mas pode voltar ao mercado em pouco tempo como o modelo top de linha da Jeep.

Anos 1970

Um dos maiores sucessos da Jeep é apresentado em 1974, o Cherokee. No início, tinha duas portas e logo foi redesenhado, ganhando a opção de cinco portas.

Jeep Cherokee.jpeg

Anos 1980

Para substituir a linha CJ, a Jeep lança o Wrangler, que unia a robustez do jipe clássico com o requinte técnico doCherokee. Mais um sucesso da marca, com conforto ideal para o uso diário.

Anos 1990

A abertura das importações no Brasil permite que os melhores automóveis do mundo voltem ao país.

Em 1993, a Jeep lança o SUV para ser top de linha, o Grand Cherokee, disponível com os sistema de tração Command Trac, Selec-Trac e Quadra-Trac. As versões mais exclusivas eram equipadas com airbag para o motorista, freios ABS e motor V8 de até 5,9 litros.

Quatro anos depois, é a vez da segunda geração do Wrangler ser lançada. Oferecendo mais conforto e estabilidade, o modelo seria produzido, também, em outras versões, como o entre-eixos longo Unlimited, lançado em 2004.

Jeep Wrangler 2ª geração.jpeg

Anos 2000

Ao lançar a terceira geração do Cherokee, a Jeep confirma a retomada dos elementos de estilo clássicos que definiriam a identidade visual da marca.

Em 2007 é apresentado oCompass, um dos veículos mais vendidos pela marca na atualidade. Um utilitário com vocação mais urbana, sem tração integral, porém moderno e confortável.

Anos 2010

Em 2014, a Jeep rompe paradigmas lançando o novo Cherokeecom linhas afiladas e muito conforto, segurança e entretenimento, sem esquecer o espírito explorador dos amantes da marca.

2015 foi o ano que a Jeep inaugurou a primeira fábrica exclusiva fora dos Estados Unidos. E o país escolhido foi o Brasil! A ação faz do maior plano de expansão da marca.

No mesmo ano, foi lançado o Renegade, líder dos SUVs compactos. Em 2016, a Jeep lança a segunda geração do Compass, o melhor do mundo 4x4, em quatro versões e totalmente fabricado no Brasil, na fábrica de Pernambuco.

renegade-galeria-exterior-thumb-40_qbomnu.jpg

Com toda essa história de pioneirismo e desenvolvimento, não é por acaso que a marca se tornou líder em vendas de SUV no Brasil. A Jeep segue inspirando um novo estilo de vida para quem é movido por aventura, liberdade, autenticidade e paixão.

conheça nossa loja

MARECHAL - CURITIBA Av. Marechal Floriano Peixoto, 1711 (41) 3148-8000